Os 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje

Tempo de leitura: 21 minutos

Se você deseja aprender novas estratégias e inovar as formas de vendas de seu negócio porém não sabe o que fazer para concretizar estes objetivos, este artigo foi criado especialmente para você! Por meio desta leitura você poderá abrir a sua mente para o conhecimento de novos truques, estratégias e aprendizados valiosos sobre as vendas.

Os clientes são seres humanos, e como tal, movidos pela emoção, empolgação e por uma infinidade de sentimentos que podem motiva-los a realizar uma ação. Sendo assim, é possível motivá-los e fazer com que eles adquiram real interesse quanto a uma proposta, serviço ou produto oferecido.

Entenda o que são os gatilhos mentaisOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje1

Os gatilhos mentais se consistem na base primordial para realização de Copywrite. Copywrite é uma técnica de escrita de textos, o objetivo principal destes textos são persuadir, convencer e incentivar os clientes na compra de determinados produtos ou serviços de sua empresa.

Para que as pessoas se convençam e finalizem a compra, elas não são movidas somente pelas suas necessidades e sim, pelas vantagens que a compra poderá oferecer. Mesmo que o produto oferecido possua um preço totalmente elevado, se o cliente tiver em mente que este produto possui valores subjetivos que ultrapassam o preço cobrado pelo mesmo eles com certeza optarão pela compra. Nestas ocasiões em que o valor do produto ultrapassa o preço o cliente finaliza a compra com a convicção de que a sua escolha em adquirir o produto foi a melhor possível.

No entanto, se o produto oferecido tiver um preço muito maior do que o valor agregado a ele pelo cliente, com certeza ele não optara pela compra.

Os gatilhos mentais agem nestas transações comerciais de forma que o valor agregado pelo cliente sobre determinado produto seja cada vez maior. Desta forma, ele reconhecera que o produto possui qualidade, utilidade e pode fazer toda a diferença em seu cotidiano e optará pela compra.

Agregar valor a um determinado produto e serviço não e tão fácil assim, para isso você precisará possuir em sua bagagem profissional um valioso aprendizado quanto a utilização dos gatilhos mentais.

Para que as propagandas de marketing sejam totalmente eficazes e garantam o aumento das taxas de conversão de uma empresa, elas devem possuir estratégias de gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são muito importantes pois, por meio da emoção e persuasão do público alvo as diversas pessoas que apenas passeiam nas lojas para passar o tempo poderão se sentir totalmente convencidas de que a compra é a melhor decisão a ser tomada.

Os gatilhos mentais se consistem em verdadeiras armas, elas agem psicologicamente no público alvo de sua empresa, fazendo com que você tenha acesso ao cérebro humano influenciando o mesmo na tomada de certas ações. Os gatilhos mentais são capazes de impactar e persuadir qualquer pessoa, mesmo que esta já possua um vasto conhecimento sobre os gatilhos mentais.

Em suma, pode-se definir os gatilhos mentais como sendo uma habilidade de fazer com que as pessoas acreditem em você e em suas propostas, por meio de argumentos e estratégias infalíveis de persuasão.

Continue lendo este artigo e compreenda como os gatilhos maneais podem te ajudar no sucesso em vendas da sua empresa, por meio deste, você poderá promover a persuasão que o seu cliente necessita para finalizar a compra daquele produto outrora visto com desdém.

Conheça alguns tipos de gatilhos mentaisOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 2

Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais e a importância do mesmo no sucesso de seus negócios, iremos te apresentar alguns gatilhos mentais certeiros e eficazes para conquista de seus clientes:

1. Torne-se um líder utilizando o gatilho mental da autoridade:Os 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 4

Ser uma pessoa com autoridade é algo muito importante, e quando se trata deste requisito, adquirir autoridade em determinado nicho não é algo muito fácil e simples. A autoridade pode ser conquistada por meio da realização de um trabalho digno e de qualidade. Para conquistar a autoridade é preciso fazer mais do que simplesmente vender os produtos de seu comércio, você precisa entender do produto com o qual está trabalhando e saber expor aos clientes qual o diferencial de cada um deles.

Para ser autoridade você precisa se tornar um especialista quando se trata de determinado assunto relacionado ao seu nicho de atuação. Desta forma, com confiança e motivação, você poderá agregar valores inestimáveis aos produtos que comercializa, fazendo com que as pessoas passem a respeitar e acreditar em suas palavras.

Neste vídeo abaixo você saberá um pouco mais sobre este gatilho:

Para se tornar uma autoridade quanto a utilização de gatilhos mentais você precisa entender dois fatores importantes: o primeiro é a construção de um conteúdo de extrema relevância e importância para o cliente e o outro fator se consiste na implementação de atitudes e postura de autoridade mediante ao cliente que adentra seu comércio.

A construção de um conteúdo relevante é capaz de fazer com que as pessoas tenham uma outra visão sobre seu comércio. Seus clientes verão a sua capacidade de lidar com o assunto e passarão a considera-lo um especialista de qualidade no assunto.

A mudança das atitudes e posturas implementadas no dia-a-dia enquanto profissional vendedor pode ser um diferencial, fazendo com que você passe a ser mais respeitado pelos clientes pela sua credibilidade e potencial.

As pessoas se mostram mais confiantes e convencidas a obedecer a solicitação de uma autoridade. As autoridades em determinado assunto fazem com que a ideia de segurança e confiança em determinada ação seja fortalecida.

Imagina que você venda por exemplo, produtos relacionados a área de emagrecimento corporal. Neste caso, um nutricionista poderá apontar melhor a veracidade das informações disponibilizadas sobre o produto, bem como, poderá fornecer melhores subsídios para comprovação de seus resultados. Isso é ser autoridade em determinado assunto!

A medida que você for aprimorando seus conhecimentos e se tornando autoridade no ramo de mercado que sua empresa atua, você poderá ir implementando outros produtos a sua lista e se tornando autoridade em outras áreas também.

Vale a pena ressaltar que, quando você utiliza a autoridade que possui para falar sobre determinado assunto você está expondo a sua imagem e colocando a sua credibilidade a prova, por esse motivo, é preciso que você realmente entenda do assunto que esteja falando.

Além de entender sobre o assunto, é necessário que você acredite na eficácia dos mesmos, desta forma, poderá transmitir as informações com mais segurança.

 2. ReciprocidadeOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 5

A reciprocidade é um dos gatilhos mentais que fazem com que todas as transações comerciais deem certo. Depois de oferecer ao cliente um conteúdo valioso e extremamente relevante sobre o produto ou nicho de atuação, ele se sentirá praticamente “obrigado” a retribuir todo o conhecimento que você lhe transmitiu, ou seja, ele irá realizar a compra de determinado produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Este gatilho da reciprocidade faz com que os clientes sintam-se com uma dívida mediante a informação e conteúdo que você transmitiu a ele.

Assista o vídeo abaixo para saber mais:

Se em nosso cotidiano alguma pessoa nos presta algum favor, de acordo com a educação e o senso moral das pessoas é conveniente que esse favor seja retribuído a altura. Algumas pessoas utilizam um simples agradecimento como o “muito obrigado” outras se sentem na obrigação de fazer mais pelo favor recebido.

O gatilho da reciprocidade possui um impacto tão grande que, mesmo em situações em que você estiver lidando com pessoas totalmente estranhas e intolerantes, a sua chance de adquirir o consentimento e um favor desta pessoa será totalmente maior. Isso porque, em nossa cultura, o fato de devermos um favor a alguém é algo incomodo e que fica martelando em nossa mente obrigando-nos a retribuir logo o favor recebido.

3. Antecipação de informaçõesOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 7

Você já parou para refletir e tentou entender o motivo porque os empreendedores que fazem sucesso sempre utilizam a antecipação nos empreendimentos que realizam? Por que será que este truque sempre dá certo?

Vários empreendedores antecipam as ações que irão executar, informando antecipadamente aos clientes quais serão os próximos assuntos de seus vídeos, artigos ou anúncios. Eles sempre colocam uma frase do tipo: “No próximo vídeo você poderá conhecer mais informações sobre determinado assunto, não perca a oportunidade de aprender mais sobre isso”.

Estes tipos de informações antecipadas, quando disponibilizadas para os clientes e leitores de determinado assunto, acabam gerando uma ansiedade maior, essa ansiedade vem acompanhada por uma imensa curiosidade em conhecer e ter acesso aos próximos conteúdos. Desta forma, as pessoas passam a realizar esforços para acompanhar as publicações e trabalhos desenvolvidos por esse empreendedor.

Este gatilho mental é muito utilizado por pessoas que realizam a divulgação de produtos e serviços. Com toda certeza você já se deparou, ao ir em um supermercado de sua cidade, aqueles promotores oferecendo produtos ou demonstrando a eficácia dos mesmos em algum local do mercado não é mesmo? Você experimenta um pouco do suco oferecido, e sente uma imensa vontade de beber mais e de degustar melhor do gosto saboroso do refresco. Este também é um claro exemplo de gatilho mental de antecipação.

Neste último exemplo, por meio da utilização do gatilho mental da antecipação, é possível experimentar apenas uma partícula da sensação que você poderia obter se adquirisse o produto.

Quando estamos navegando pelas páginas da internet também é comum nos depararmos com este tipo de gatilho. Normalmente vemos vídeos interessantes sobre determinados assuntos, e costumamos ficar muito ansiosos para ver os próximos vídeos quando os apresentadores do mesmo nos dão algumas antecipações das próximas gravações.

O gatilho da antecipação é capaz de prender a nossa atenção e fazer com que nós acompanhemos sem piscar os olhos determinada campanha ou conteúdo disponibilizado.

4. ContrasteOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 8

O gatilho mental do contraste é realizado por meio da venda de dois produtos juntos, estes por sua vez, possuem preços e valores distintos: um deles é de altíssima qualidade e o outro é um produto de qualidade inferior (mais “ruinzinho”). Esta forma de venda faz com que o cliente possua a impressão de que o produto de qualidade vendido junto com o outro produto ruim seja ainda melhor do que ele é.

O contraste costuma ser empregado em várias situações de nossas vidas, e dá muito certo! No jogo de xadrez por exemplo, cada jogador fica com uma cor de peças, e se as peças fossem todas da mesma cor? Se isso acontecesse, os jogadores não conseguiriam identificar qual peça pertence a quem.

5. ConfiançaOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 9

A confiança se consiste na base primordial para qualquer relacionamento. Para conquista esta confiança, é preciso que você esteja presente na vida de seus clientes, atendendo a todas as suas dúvidas, reclamações e problemas inerentes as transações comerciais, desta forma, eles passarão a depositar em você a confiança necessária para manutenção desta relação comercial.

Quando se trata do marketing comercial realizado pela internet, cabe as empresas oferecer conteúdo gratuitos e de qualidade para os clientes, mantendo um bom relacionamento com os clientes e contribuindo para realização das posteriores finalizações das compras.

Veja algumas dicas para que você consiga conquista a confiança dos clientes de sua loja:

Haja com honestidade e jamais engane seus clientes, se você oferecer convencer o seu cliente que um produto é bom e acabar vendendo “gato por lebre” ele perderá a confiança depositada em sua loja e deixará de realizar compras na mesma;

Solicite que o cliente confie em você (peça ao cliente que confie em você, peça isso de alguma forma sem deixar transparecer que você está utilizando um gatilho mental, é necessário que o cliente passe a confiar em suas palavras);

Nunca decepcione os clientes de sua loja;

Tenha humildade, e mesmo que você venha a falhar (espero que isso nunca aconteça), peça perdão ao seu cliente e arque com as consequências advindas de seu erro.

Os clientes somente finalizam as compras quando já adquiriram segurança a respeito da qualidade do produto, da eficiência no atendimento e na solução de problemas da loja. O cliente seguro é sinônimo de cliente comprador por isso, é primordial que ao oferecer qualquer produto ao serviço para os clientes de seu comércio, você transmita a eles confiança e segurança das informações disponibilizadas e do produto que está sendo oferecido.

O cliente vai adquirindo a confiança e segurança que precisa para finalizar a compra desde o momento em que ele adentra a loja. A percepção de que a compra é a escolha certa vai sendo adquirida a medida que você vai demonstrando ser confiável e acessível para solucionar seus problemas.

7. SoluçãoOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 14

Nenhuma pessoa, estando ela em sã consciência, gasta o dinheiro adquirido mediante o esforço e trabalho durante o mês todo simplesmente por gastar. As pessoas somente gastam seu dinheiro quando se deparam com algo realmente útil e valioso para elas.

Seus clientes não comprarão seus produtos somente pelo fato de o acharem bonito ou para te ajudarem a ganhar comissões sob suas vendas.

Por isso, para ter sucesso em vendas você precisa vender muito mais do que meros produtos e serviços, você precisa vender a solução para os problemas de seus clientes. Faça com que seu produto atenda às necessidades de seu público alvo.

Quando um cliente adentrar em sua loja, procure identificar com clareza qual o problema ou necessidade que ele está apresentando a você, desta forma, ofereça um produto que possa solucionar este problema e deixar o cliente satisfeito.

Imagine que você possua um problema que precisa ser resolvido com urgência, eu pesquiso sobre seu problema e encontro a solução que você precisava para solucioná-lo. Será que você iria querer a minha solução? É claro que sim!

As pessoas estão em busca de soluções e, se é isso o que elas querem porque não oferecer a elas o que elas realmente precisam? Não fique empurrando produtos aos seus clientes e forçando-os a comprar coisas totalmente desnecessárias, tenho certeza que existe ai em sua loja algo que ele realmente precisa e que será de muita utilidade.

8. Urgência ou escassezOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 12

O gatilho mental da urgência, também conhecido como gatilho mental da escassez tem como característica principal a agilidade. Por meio deste gatilho, os comerciantes fazem com que os clientes hajam por impulso, de modo rápido e urgente, sendo que, se eles pararem para pensar muito e refletir quanto a compra, acabam perdendo a oportunidade de adquirir o produto com aquela promoção ou com alguma vantagem.

Frases como: “últimas vagas”, “temos poucas unidades do produto”, “esta promoção termina hoje”, “”, “corra e aproveite estas ofertas” dentre outras são capazes de enlouquecer os clientes e fazer com que eles hajam inconscientemente para não perder a oportunidade oferecida.

Este gatilho também é conhecido como gatilho mental da escassez pelo fato de que as pessoas se sentem extremamente motivadas a adquirir um produto quando percebem que podem perde-lo rapidamente se não tomarem a decisão rapidamente.

Confira este vídeo onde o Érico Rocha fala um pouco sobre este gatilho:

Os profissionais de marketing utilizam este gatilho com frequência, utilizando estratégias que sugerem produtos ou preços imbatíveis que se esgotam em pouquíssimo tempo, ou anunciando as pessoas que o produto sairá de circulação dali a alguns dias.

A escassez é a criação de um senso de urgência na mente de seus clientes, este gatilho mental pode ser de quatro tipos distintos:

#1. A escassez do tempo: neste tipo de gatilho, são utilizadas frases que denotam que a pessoa tem que decidir quanto a compra em pouco período de tempo ou irá perder a oportunidade de adquirir produto. O fato de o produto irá acabar no dia seguinte, pode fazer com que os clientes corram e se apressem na tomada de decisão;

#2. A escassez de lote: uma estratégia que pode dar muito certo é estipular um prazo para que as vendas sejam efetuadas por um determinado preço, por exemplo: as 100 primeiras vendas do lote de determinado produto serão vendidas a um preço promocional, as outras manterão seus preços originais. Esta estratégia estimula o senso de urgência, fazendo com que os clientes criem a percepção de que o lote vendido a preço promocional irá acabar muito rápido;

#3. A escassez de bônus: você pode oferecer alguma forma de bonificação ou brinde para a pessoa que comprar determinado produto durante um período de tempo;

#4. A escassez de vagas: está tentando vender um curso? Não sabe como fazer isso? É simples, anuncie que as vagas são totalmente limitadas e que quando acabarem, as pessoas perderão a oportunidade de fazer o curso com o preço e as vantagens oferecidas!

O gatilho mental da escassez é eficaz não somente porque estimula a urgência, sua eficácia também se deve ao fato de que nós, seres humanos, nos sentimos empolgados e costumamos agir por impulso mediante a pressões.

O gatilho da escassez faz com que as pessoas tomem a decisão de compra sem pensar ou refletir muito sobre as vantagens oferecidas, o fato de saber que o produto pode acabar e que ela pode perder a oportunidade de possuí-lo faz com que ela haja com urgência.

9. OriginalidadeOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 13

Quer fazer a diferença? Deseja impressionar os seus clientes? É simples, seja original!

Quando você desenvolve as suas ações comerciais com originalidade, os clientes acabam tendo a percepção de que você é um especialista no assunto. Esta percepção advém do fato de que você está falando ou fazendo algo que ninguém fez antes, passando a todos uma visão totalmente diferente do que eles possuíam sobre o assunto tratado.

A originalidade é capaz de conquistar os clientes e fazê-los acreditar no potencial de sua empresa.

Tente oferecer um determinado produto ou serviço sempre antes das empresas concorrentes, não faça imitações e nem cópia das estratégias de vendas utilizadas por outras empresas, invente e crie a sua própria fórmula para o sucesso!

Utilize algumas palavras mágicasOs 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 3

Comece a escrever os anúncios e campanhas de seu comércio de uma forma mais reflexiva, pense em frases que possuem a capacidade de persuadir, convencer e incentivar o cliente a realizar a compra, aprenda a falar de modo diferente: aprenda a tocar no emocional e no psicológico das pessoas por meio das palavras certas!

Existem algumas palavras mágicas capazes de fazer com que os clientes se sintam induzidos a finalizar a compra de determinado produto. Confira algumas destas palavras a seguir:

  • Explosivo;
  • Está cientificamente comprovado;
  • Urgente;
  • Grátis;
  • Tempo limitado;
  • Especialista;
  • Simples;
  • Dinheiro;
  • Ação;
  • Comprar.

Implemente estas frases nas legendas de seus anúncios, nas campanhas e nos conteúdos que forem criados de forma direcionada aos clientes de seu comércio.

Além destas, existem várias outras palavras capazes de instigar as emoções e chamar a atenção dos consumidores, a partir desta lista, você poderá ir encontrando outras palavras capazes de entrar na mente das pessoas que se interessam pelos produtos de sua loja. Utilize essas palavras, forme frases eficazes e vencedoras para conquistar os clientes.

Pense com cautela nas frases que irá criar com estas palavras, é preciso saber manipular corretamente estas palavras, inserindo-as e montando as frases da melhor maneira possível.

Lembre-se que você deve criar uma frase impactante, que mexa com as emoções dos leitores e possam instiga-los a compra!

Pratique e comece a escrever mediante a utilização dos gatilhos mentais mencionados neste artigo. Utilize códigos de persuasão, frases comuns nos gatilhos mentais e a lista de palavras a qual você teve acesso para compor anúncios e campanhas de vendas capazes de convencer qualquer um!

Invista na sua qualificação e torne o melhor profissional Copywriter que você conhece! Todo o esforço empregado na criação de conteúdos de qualidade e no bom atendimento aos clientes de seu comércio resultarão em um aumento dos lucros e sucesso na certa!

Os gatilhos mentais são poderosíssimos, pode isso não deixe de utilizá-los! Se você deixar de utilizar os gatilhos mentais nos projetos, vídeos, textos e em qualquer propaganda de marketing que for realizar estará perdendo a oportunidade de cativar cada vez mais os clientes, perderá a oportunidade de ver suas vendas sendo triplicadas e seus lucros cada vez mais surpreendentes.

Para finalizar…Os 9 Gatilhos Mentais mais Poderosos, entenda-os e comece a usá-los hoje 15

Espero que você possa utilizar esses 9 gatilhos mentais que mencionamos, tornando as suas vendas cada vez mais frequentes e promissoras!

Comece a traçar uma trilha de sucesso em sua empresa com estas dicas. Incremente os gatilhos mentais a sua bagagem profissional, e tenho certeza de que junto com as suas qualificações, conquistas, e experiências advindas dos fracassos e dificuldades enfrentadas pelo caminho, você conseguirá criar argumentos imbatíveis na hora de comercializar seus produtos e transmitir os conhecimentos a respeito do mesmo ao seu cliente.

Os conhecimentos e habilidades aprendidos por meio deste artigo, bem como, durante a sua carreira profissional serão muito importantes para o sucesso de seus negócios, por isso, guarde estas informações e implemente-as ao cotidiano de seu comércio!

O aprendizado e o conhecimento adquirido são dádivas que permanecem, elas não podem ser roubadas e nem mesmo trocadas por objetos e bens materiais, sendo assim, resolvemos criar este artigo para que você pudesse entender de forma mais dinâmica, como a utilização dos gatilhos mentais podem ser eficazes na conquista do desenvolvimento e superação das dificuldades enfrentadas no comércio.

Esperamos que o seu aprendizado sobre o assunto não pare por aqui, existem muitos conteúdos e cursos interessantes que podem melhorar a sua atuação profissional e alavancar as vendas de seu comércio.

Você sabe o que diferencia um bom profissional de um profissional fracassado e desmotivado? A sua vontade de vencer e de se superar cada dia mais! Por isso, não se contente com pouco, você é totalmente capaz de mudar a sua realidade e contribuir para que seu futuro seja de sucesso! Estude, busque o conhecimento e comece a mudar a realidade ao seu redor.

Te desejamos muito sucesso, e que este artigo possa contribuir para o melhor desenvolvimento de seus negócios!

2 Comentários

  1. Jefferson isidio Cavalcante

    Boa tarde!

    Esses técnicas é possível ser utilizadas em um processo de venda presencial “tradicional”?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *